Categorias

Mais recentes

CLUBE FAZENDA NOTA 10

CLUBE FAZENDA NOTA 10! INICIATIVA AJUDARÁ QUEM NÃO CONSEGUE MEDIR OS NÚMEROS DO REBANHO

11 de Outubro de 2023

Leia mais

Mais visitados

Aprofunde-se no plano de negócios, pois na prática, nem tudo dá certo

Era o aluno mais motivado de uma turma de um de nossos cursos de gestão de fazendas. A mudança seria radical no projeto, mas ele estava decidido, pois a ideia prometia mui

29 de Março de 2019

Leia mais
Saiba como evitar o desperdício na Pecuária

Para o pecuarista obter maiores índices de lucratividade, em sua propriedade, não basta apenas produzir e vender mais, é necessário também controlar custos e evitar desperdícios, o que acaba ocorrendo

27 de Maio de 2020

Leia mais
Solução Completa para Gestão de Fazendas Lucrativas

A pecuária atual não é mais para amadores, o gerenciamento da empresa pecuária é fundamental. Para ser um excelente gestor, o produtor precisa conhecer os principais indicador

26 de Abril de 2022

Leia mais

Como utilizar a análise SWOT no planejamento agropecuário

O primeiro passo para um bom planejamento é conhecer muito bem o seu negócio, sua fazenda. Para esse diagnóstico utilizamos a análise SWOT. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É um ponto de partida para o gestor balancear seus pontos fortes e fracos, o que não é diferente quando a técnica é levada para dentro da fazenda.

Quando trabalhamos com finanças, equipe de colaboradores e processos, tudo é baseado em números. Desta vez o assunto entrou no cenário das possibilidades. O que pode acontecer para virar uma ameaça ou oportunidade? E como você pecuarista pode equilibrar isto usando o que tem de melhor ou melhorando outros aspectos?

Na prática, as forças e fraquezas são as características internas da fazenda ou como sempre nos referimos, está “dentro da porteira”. Devemos avaliar elementos como infraestrutura (um curral, um tronco de contenção, cercas), o manejo sanitário, a reserva de pasto, água, funcionários, administração, entre outros.

Já as ameaças e oportunidades estão “fora da porteira”, e são elementos formados sempre no cenário externo que não podemos controlar, como ameaças de chuvas abundantes, período de seca, fogo, surto de doenças como carbúnculo e brucelose, variação dos preços, entre outros. Avaliamos também as oportunidades como uso de tecnologia, treinamento de mão de obra, negociação, incentivos.

Após o processo de caracterização e organização desses quatro quadrantes, o primeiro passo para seu planejamento estratégico está pronto.

De modo geral, por exemplo, uma ameaça (surto de uma doença, por exemplo) pode ser combatida com uma força (calendário sanitário bem definido). Já a seca por qual uma fazenda passa todo ano pode ser equilibrada com reserva de pasto ou confinamento, caso estas estejam entre as forças.

Para mapear e entender as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da fazenda, ou seja, o cenário de possibilidades do seu negócio, você precisa ter em mãos seus dados e conhecer sua equipe e processos. Para isso, você pode contar com o pacote Vistta e acompanhar sua realidade atual e também suas metas estabelecidas no planejamento estratégico.

Afinal, não adianta planejar sem monitorar seus resultados. Conheça como o Vistta pode te ajudar!

20 de Julho de 2022

1324

Autor

Inttegra
Inttegra

Título